O tempo litúrgico da Semana Santa é um momento de profunda meditação no mistério da paixão e da morte de Jesus, que pela fé desemboca na grande aleluia da ressurreição. Os missionários da Comunidade Católica Reviver elencaram algumas atitudes para vivenciar com plenitude esses dias, tendo em vista a verdadeira reflexão e significado da festa. Um desses conselhos, dado pelo co-fundador Vitório Evangelista Chaves, orienta que a festividade só tem sentido se apontar para o grande marco dessa data: a vitória de Cristo sobre a morte.
Veja quais são as dicas para viver a Semana Santa:
- Quinta-feira: É o dia que abre o que se chama de Tríduo Pascal, a preparação para a grande celebração da Páscoa. Nesse dia, a Igreja celebra a instituição dos grandes sacramentos da ordem e da Eucaristia. Uma ação sugerida por Vitório para esse dia pode ser feita em casa com toda a família. “Tradicionalmente a Igreja realiza o rito do Lava Pés, então, um gesto que podemos replicar em nossos lares é reproduzir a cena vivida por Cristo e seus discípulos com a nossa família. Basta separar um recipiente com água e lavar os pés dos seus familiares, em espírito de oração e de profunda compaixão”, comenta.
- Sexta-feira: Este é o dia em que a Igreja faz silêncio e não celebra a Eucaristia, mas contempla vivo o Cristo crucificado, de onde vem a nossa salvação. Para a missionária Juliana Oliveira, a sexta-feira santa não é sobre luto, mas sobre a vida que venceu a morte. “Devemos viver com profundidade, no silêncio orante, exercitar ao próximo pequenos atos de amor, tudo como oferta a Deus, e assim contemplar a Paixão e morte de Jesus, que ao morrer, nos salvou e vitorioso ressuscitou”, destaca.
- Sábado: O Sábado de Aleluia é o dia do grande silêncio, no qual, na medida do possível, devemos mortificar a nossa língua e deixar falar o coração, deixar falarem os gestos de perdão e de amor. O conselho da missionária Dulcilene Gomes é que devemos permanecer vivenciando a esperança que o Senhor nos trouxe. “Evite usar a internet, ouvir músicas, ligar rádio ou TV. Reúna a sua família para a oração do Ofício da Imaculada Conceição e para a oração do Terço diante de uma imagem de Nossa Senhora. Maria foi aquela que, silenciosamente, aguardou o cumprimento das promessas divinas”, aponta.
- Domingo: Nesse dia, Cristo, a Vida, venceu a morte e ressuscitou e, todos nós fomos redimidos e ganhamos a vida plena e feliz, para sempre. Para a missionária Roseli Carvalho, viver a Páscoa, é viver uma vida sob a vontade de Deus. “E a única coisa que Deus quer de nós é que vivemos na obediência dos mandamentos dele. Devemos ressuscitar com Cristo, em uma vida nova, para fazer sentido a morte dele, se não em vão terá sido o sacrifício de amor que Jesus fez na cruz em obediência a Deus Pai”, afirma.
“Busque adornar os móveis da sua casa com toalha brancas, que representam a pureza do novo, da Ressurreição. Em família, medite com o Evangelho segundo São João, 20. Não se esqueça que esse deve ser um dia de alegria e de muito louvor. Dê o seu melhor para Deus nas vestes e na arrumação da casa, com amor e simplicidade de coração. E também, busque realizar atos concretos de caridade para com aqueles que você conhece”, finaliza Roseli.
“Palavras como indiferença, egoísmo, divisão, esquecimento não são as que queremos ouvir neste tempo. Mais, queremos bani-las de todos os tempos! Essas palavras prevalecem quando em nós vencem o medo e a morte, isto é, quando não deixamos o Senhor Jesus vencer no nosso coração e na nossa vida. Ele, que já derrotou a morte abrindo-nos a senda da salvação eterna, dissipe as trevas da nossa pobre humanidade e introduza-nos no seu dia glorioso, que não conhece acaso.” – Papa Francisco