Ouça Agora:
Radio Gospa Mira 105.7 fm

Sagrada Família de Jesus, Maria e José

Levanta-te, pega o menino e sua mãe e foge para o Egito! Mt 2, 13

No Evangelho de hoje Mateus apresenta a família de Jesus. Uma família que vive o projeto, aceita percorrer os caminhos traçados por Deus e confia, incondicionalmente, N’Ele. É, também, uma família unida, solidária, fraterna, onde cada um pode contar com o apoio total dos outros, ninguém é discriminado ou excluído, cada um é querido, cuidado e amado. É assim que se constrói uma família capaz de superar todas as dificuldades e crises que a vida apresentar.

Aquele Menino que nasceu de Maria é o Messias, o descendente de David. Por Ele Deus vai concretizar as promessas feitas a Abraão e a sua descendência. Ele é o filho de Deus, nascido de Maria por obra do Espirito Santo, criado por José, seu pai na terra. Ele vem ao encontro dos homens para ser a presença ativa do Pai na vida das pessoas e para oferecer a salvação a todos aqueles que O quiserem acolher.

A Sagrada Família se sustenta pelo amor sem limites que nutrem uns pelos outros e têm como base princípios fundamentais e que servem, fielmente, ao projeto de Deus para o mundo. A vontade do Pai é a meta desta família. Eles ouviram o chamado e aceitaram a missão, com humildade, submissão e obediência. José e Maria, pelo casamento, se tornaram uma só carne, formando um lar de unidade e amor, onde o casal se dedicou totalmente um ao outro e à criação e educação do Salvador. Jesus nasceu em um lar simples, em uma família comum de trabalhadores em Nazaré, região de pouca relevância econômica, indicando que Deus habita, preferencialmente, nos lares e nas regiões mais humildes e que o trabalho e a vida cotidiana são santificados por Ele. Em Nazaré, Jesus aprendeu em família a Palavra de Deus; a Bíblia, especialmente em Efésios 6,4 instrui os pais a criarem seus filhos “na disciplina e nos ensinamentos do Senhor”, algo que Maria e José fizeram com maestria. Eles passaram por muitas dificuldades, como a fuga para o Egito, a procura de local para que Maria desse á luz seu filho, mas construíram em seu lar uma igreja doméstica, uma escola de virtudes e de preparação para a vida. Confiantes no amor de Deus superaram tudo e seguiram com a missão.

Tendo como base sua formação familiar Jesus conseguiu juntar ao seu redor milhões de seguidores, num mundo sem internet, sem redes sociais. Foi questionado, cancelado, caluniado, julgado, condenado e mesmo assim não desistiu de seu propósito. Ainda hoje existem aqueles que não acreditam, que não gostam d’Ele, mas nenhum outro ser humano conseguiu atravessar séculos, milênios como Ele atravessou. A sua palavra não se espalhou pelo medo, nem pelo poder, nem pela força; se difundiu pelo amor.

Ao integrar a fé e a oração no seu dia a dia, a família se torna um projeto divino em terreno humano, o lar se torna um lugar de paz e amor; os membros se sentem seguros e apoiados e agem com o senso comum de um projeto maior. A Sagrada Família é o modelo perfeito, onde Deus é o centro, aprendendo-se com humildade e obediência e onde todos cumprem seu papel com fidelidade. Mesmo com todas as suas limitações e fraquezas, cada membro deve ser, em seu âmbito familiar e para sua comunidade um sinal da presença do Reino dos Céus na terra.

             

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Dalva Pereira Silva Soares

 

Compartilhe

Leia Mais

Caminho Vocacional

Se você sente o chamado a servir a Deus  dentro do nosso carisma, e quiser iniciar uma caminhada vocacional, fale conosco!