Jesus lhe disse:
“Acreditaste porque me viste? Bem aventurados os que creram sem terem visto!” Jo 20,29
O mundo vive o primeiro dia de um tempo novo, o tempo da vida nova, nascida da ação criadora e redentora de Jesus. Ele venceu a morte. Os discípulos reunidos em assembleia, fazem a experiência do encontro com Ele, vivo e ressuscitado. Ele transmite duplamente a paz porque venceu tudo aquilo que os assustava: a morte, a opressão, a mentira, a violência, o ódio. A partir de então todos os cristãos não têm qualquer motivo para viverem paralisados pelo medo. Jesus convoca os discípulos para a missão, ou seja, continuarem com Seu projeto, o mesmo que o Pai Lhe confiou, ou seja, amar e servir a todos, sem discriminação, sem preconceito. Tomé não estava presente no meio deles.
A história de Tomé, trazida no evangelho de João (Jo, 19-31) ainda é muito presente nos dias de hoje. Muitos ainda não se contentam com o testemunho dos primeiros discípulos, muitos gostariam, também, de ver, tocar, de ter provas palpáveis. Mas, para se ter a experiência do encontro com Jesus ressuscitado só é necessário estar em comunidade. Jesus ressuscitado apresentou-se aos discípulos no primeiro dia da semana, quando a comunidade estava reunida. Este é o lugar natural onde se manifesta e irradia o amor de Jesus; aí desponta a vida nova do Filho de Deus. Mas Tomé estava fora da comunidade e não acreditou: “Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”. Ele pretende obter para si próprio uma demonstração particular de Deus, no lugar de integrar-se e participar da mesma experiência que os outros discípulos fizeram em comunidade. Tomé representa todos aqueles que vivem fechados em si, no egoísmo, na individualidade, que estão fora, que não participam e que, por isso, nem percebem os sinais da Vida nova que no meio do povo se manifestam.
Mas, oito dias depois, portanto, novamente no primeiro dia da semana, Tomé estando presente junto com a comunidade reunida, Jesus se manifesta. Tomé é impactado pela Sua presença e brota do fundo de sue coração uma extraordinária declaração de fé, uma das mais belas de toda a Bíblia; “Meu Senhor e meu Deus”.
A comunidade cristã, no entanto, é chamada a acreditar sem ter visto nem tocado; é chamada a ver Cristo no irmão que sofre fome e discriminação, na criança abandonada, nos expatriados pela violência das guerras, que vivem a dor da solidão e da saudade. A experiência do encontro com Cristo se faz no amor fraterno, no serviço, no perdão dos irmãos, na Palavra proclamada em comunidade, no pão de Jesus partilhado na Eucaristia. O povo de Deus nunca estará sozinho, abandonado à própria sorte; Aquele que venceu a morte, a injustiça, o egoísmo e o pecado o acompanhará, em cada passo, durante toda a sua trajetória.
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
Dalva Pereira Silva Soares