Ouça Agora:
Radio Gospa Mira 105.7 fm

Saúde: Reviver garante promoção da saúde e qualidade de vida

Nessa quarta-feira (6) é comemorado o Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida. A data, que possui o objetivo de incentivar as pessoas a buscarem um completo bem-estar físico, mental e social, mostra que a saúde deve ser vista como um recurso para a vida. Diante desse contexto, a Comunidade Católica Reviver celebra esse marco destacando seu papel como entidade terapêutica acolhedora de pessoas dependentes químicas. Através de seu programa gratuito, a Reviver trata os âmbitos biopsicossocial e espiritual dos acolhidos, concretizando em ações de amor aos que mais necessitam, os ensinamentos do evangelho.

A Reviver incentiva seus acolhidos a alcançar uma vida saudável os mostrando a importância de buscar a sanidade, que representa o equilíbrio de todas as áreas da vida: físico, mental, emocional e espiritual. Uma vez que a dependência química é uma doença multifatorial, diversas ações são promovidas para garantir que eles adquiram hábitos saudáveis, como a oferta de oficinas e cursos profissionalizantes, atendimento psicológico, atividade esportivas como: futebol, academia, natação, e momentos de espiritualidade como: oração do terço, leitura e partilha da Palavra diariamente, novenas, grupo de oração semanal, atendimentos de oração, celebração da palavra, missa mensal, dentre outros.

A dependência química, em relação à saúde, pode fazer com que os neurônios, que garantem um bom funcionamento da atividade cerebral, sofram lesões irreversíveis, diminuindo a capacidade de pensar e/ou raciocinar. Além disso, outros transtornos mentais podem surgir, como a depressão, síndrome do pânico e esquizofrenia.

O acompanhamento multiprofissional prestado pela Reviver aos seus acolhidos é realizado por meio do Plano de Atendimento Singular (PAS), onde são praticadas reuniões de sentimento, de convivência, apresentação dos 12 passos da FEBRACT, dos 12 passos da Pastoral da Sobriedade, do Plano de Prevenção à Recaída (PPR), palestras motivacionais e atendimento psicossocial, com escuta e orientações. “Nosso objetivo é que o acolhido descubra no seu dia a dia tudo aquilo que é fator de risco e o que é fator de proteção para sua vida, de modo que ele consiga trabalhar internamente essas questões para se manter sóbrio e saudável”, relata Perci Ribeiro, coordenador técnico da CT.

Saúde é Fé

O conceito de qualidade de vida é muito amplo. “Somos formados por corpo, alma e espírito. Uma pessoa que não tem uma boa saúde física certamente não terá uma boa qualidade de vida, assim como uma pessoa que não tem a saúde espiritual, não tem uma experiência de Deus em sua vida, pode-se dizer também que é uma pessoa vazia, e desta forma não terá uma boa qualidade de vida. A palavra de Deus nos afirma: ‘Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito; porque sem mim nada podeis fazer (João15,5)’”, comenta Perci.

De acordo com o coordenador, ser uma pessoa saudável é cuidar do lado físico, mental, social, e também o espiritual. “As doenças não são apenas físicas. Na Reviver nós nos deparamos com muitas doenças espirituais, causadas pela falta de perdão, pela falta de fé e pela falta do amor de Deus. Nossa missão é curar e libertar pelo Batismo no Espírito Santo, recebendo as pessoas feridas pelo pecado, curando e restituindo toda dignidade que elas haviam perdido”, destaca.

Por último, Perci aponta que é extremamente importante valorizar e mostrar às pessoas o valor que elas têm, e despertar nas mesmas o sonho de uma vida melhor. “Fazer com que todos possam descobrir o sentido da vida, pois sabemos que atrás de cada dependente químico que está sofrendo, várias famílias estão sofrendo junto. E, quando uma pessoa é reabilitada e resgatada, as famílias que estão ao redor e toda a sociedade também são beneficiadas por essa recuperação”, finaliza.

 

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Leia Mais

Caminho Vocacional

Se você sente o chamado a servir a Deus  dentro do nosso carisma, e quiser iniciar uma caminhada vocacional, fale conosco!

Contatos

Newsletter

Seja o primeiro a receber

nossas novidades!
© Copyright Comunidade Reviver. Feito com  por