O evangelho de hoje, (sexto domingo da Páscoa) nos mostra Jesus Cristo se despedindo dos discípulos, mas, dizendo-lhes que eles deveriam se alegrar, pois, indo para junto de Deus, o Pai realizará a grande promessa de enviar o Espírito Santo.
Nada deve gerar em nossos corações mais expectativa, nada pode nos mover mais do que sabermos que está chegando a hora do Pai nos conceder o maior presente de todos: o Dom do Espírito Santo! É preciso que em nossos corações haja o reconhecimento de que se trata do presente mais precioso que em toda a nossa história poderemos receber.
Á exemplo de uma criança que diante da promessa de seus pais se prepara dia e noite aguardando o recebimento, temos que exercitar nossa fé, nossa esperança de recebermos o Dom maior. É natural em muitas crianças que diante de uma promessa maravilhosa fazerem de tudo que for possível para vivenciar a sua realização. Muitas acordam, comem, estudam, brincam, compartilham com seus amigos e vão dormir pensando no que irão receber, e as vezes nem se trata de algo extraordinário, mas, que segundo a inocência infantil a promessa gera um envolvimento desde o momento do anúncio que é contagiante.
Hoje estamos sendo chamados à nos envolvermos com o que vamos receber, e dia após dia nesta semana procurarmos demonstrar ao Senhor que queremos muito receber o que Ele nos promete. A festa de Natal é antecipada pelo tempo litúrgico do advento, o domingo de Páscoa tem como preparação o período da quaresma e a Solenidade de Pentecostes por essa grande promessa, diante da qual não podemos ficar indiferentes, hoje podemos considerar como um Pré-Pentencostes, justamente marcado pela semana da unidade dos cristãos.
Buscar intensificar a nossa escuta da Palavra de Deus nesta semana é essencial, outra forma importante é procurar o sacramento da reconciliação e aprofundar a oração como a nossa expressão de abertura de fé para recebermos a Pessoa do Espírito Santo.
Vem Espírito Santo, eis o que devemos expressar ao Senhor em cada batida de nossos corações.
Texto: Emerson Alves