Ouça Agora:
Radio Gospa Mira 105.7 fm

Você conhece mesmo o Espírito Santo?

A liturgia da Igreja neste 6° Domingo Pascal (14/05) nos prepara para a grande solenidade do Espírito Santo. É momento oportuno de aprofundar o conhecimento do Espírito Santo, pois, iremos celebrar sua vinda em Pentecostes. Contudo, que esse conhecimento não seja genérico, somente pelas definições doutrinais e teológicas, mas que possamos, de dentro pra fora, ter momentos de intimidade com Ele, deixá-lo fluir em nós.

Na primeira leitura (At 8,5-8.14-17) hoje, vimos a comunidade de Samaria, que traz uma realidade: “Porque o Espírito ainda não viera sobre nenhum deles”, a realidade de dos irmãos em Samaria não era exclusiva no tempo bíblico, também havia na comunidade cristã de Corinto, irmãos que não o conhecia: “Recebestes o Espírito Santo, quando abraçastes a fé? Responderam-lhe: Não, nem sequer ouvimos dizer que há um Espírito Santo!” (At 19,2). Ler esses relatos devem nos fazer estremecer interiormente, porque, nossa condição é diferente, nós recebemos de fato o Espírito Santo, Ele mora em nós, porém, o conhecemos pouco, e há sem dúvidas, o risco de não o conhecermos absolutamente.

O versículo do Evangelho que inspirará nossa busca por conhecer melhor o Espírito Santo, assim diz: “e eu rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro Defensor, para que permaneça sempre convosco: o Espírito da Verdade, que o mundo não é capaz de receber, porque não o vê nem o conhece” (16-17a).

Existe uma pedagogia simples e profunda nestas palavras de Jesus. Desde o Éden, a humanidade é tentada pelo espírito maligno e não poucas vezes, fomos por ele seduzidos, enganados e nos afastamos de Deus. Mas, o Senhor, em seu amor, não ficou indiferente, Ele veio nos defender, nos consolar em Pessoa. Tomou nossa condição humana, e na sua carne mortal, venceu o pecado e toda tentação no mistério Pascal. O primeiro “paraclito-defensor” é Jesus, o outro é o Espírito Santo, que estará conosco.

Em sua ação consoladora, o Espírito de Deus, se une a nós, se torna hóspede de nossas almas, para que, de dentro pra fora ser nossa companheiro, nossa força para viver em intimidade com Deus. Bento XVI, nos falou, na Solenidade de Pentecostes ( 27/05/2012…): “O Espírito é aquela força que harmoniza seus corações [dos crentes] com o coração de Cristo e leva-os a amar os irmãos como Ele os amou”. Com essa frase eloquente do nosso grande e saudoso Papa Emérito, podemos compreender, que é o Espírito Santo que opera a restauração em nossos corações, que nos devolve ao paraíso da presença Divina.

Nós estamos nos preparando para celebrar, para ter a graça de Deus atualizando em nós a profecia do livro de Ezequiel: “Derramarei sobre vós águas puras, que vos purificarão de todas as vossas manchas e de todas as vossas abominações. Dar-vos-ei um coração novo e em vós porei um espírito novo… Dentro de vós colocarei o meu espírito, fazendo com que obedeçais às minhas leis e sigais e observeis os meus preceitos”. (36, 25-27). Afim de vivermos bem essa reta final de preparação, devemos retomar o que Jesus hoje nos diz sobre o Espírito da Verdade que permanecerá conosco. Trata-se do Espírito do próprio Jesus, Ele é o redentor, que recria o acesso do homem ao Criador.

E afim de não nos perdermos em meio às embutidas do maligno, Jesus se apresentou no Evangelho de domingo passado, no qual, clicando no link adiante, você pode reler a reflexão ( ) como o caminho, a verdade e a vida, mas, pra não desviarmos do caminho, que é sua Pessoa, da verdade que é sua Palavra, da vida que nos advem quando estamos íntimos do seu amor, Jesus nos comunica por sua intercessão, o Espírito da Verdade, que nos capacita para vencer o pai da mentira, para vencer a concupiscência de nosso pecado original, dizer não a toda e qualquer sorte de mentiras, para vivermos o encontro eterno com Deus que se inicia nesta vida.

Texto: Emerson Alves

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Leia Mais

Caminho Vocacional

Se você sente o chamado a servir a Deus  dentro do nosso carisma, e quiser iniciar uma caminhada vocacional, fale conosco!

Contatos

Newsletter

Seja o primeiro a receber

nossas novidades!
© Copyright Comunidade Reviver. Feito com  por