Ouça Agora:
Radio Gospa Mira 105.7 fm

Co-fundador da Reviver é candidato ao diaconato permanente

diaconato

O co-fundador da Comunidade Católica Reviver, Vitório Evangelista Chaves iniciou o caminho vocacional na Arquidiocese de Belo Horizonte e tornou-se neste mês de dezembro um dos 150 homens que são candidatos ao diaconato permanente. Em preparação para o ministério, o evangelizador participou de um retiro espiritual no sábado, 18, junto com a esposa dele, Maria de Lourdes Mendes Chaves, na Capela São Francisco de Assis, da Paróquia São José Operário, em Caeté, na região metropolitana da capital.

O retiro aconteceu nas 37 foranias da Arquidiocese de BH, sendo que o missionário da Reviver participou do encontro na Nossa Senhora do Bom Sucesso, da Região Episcopal Nossa Senhora da Piedade (Rensp), conduzido pelo diácono Noraldino Caetano Fonseca Filho.

Segundo o coordenador geral do diaconato permanente, Márcio Honório de Oliveira e Silva , o retiro espiritual de fim de ano é canônico, ou seja, obrigatório para todos os consagrados e, para candidatos ao diaconato, como é o caso de Vitório Evangelista, é opcional, porém muito importante, já que trata-se de um momento de reflexão sobre a caminhada cristão, de entrosamento com os diáconos que receberam o sacramento da ordem e também uma oportunidade de se preparar melhor para o Natal.

“Esse retiro é importante para os candidatos (ao diaconato) porque eles estão no caminho que não é só de estudo, mas também espiritual e, sendo espiritual, eles precisam se preparar. Esses encontros entre os candidatos e os consagrados também promove a união e a unidade e, em um terceiro ponto, eu destaco que o retiro deveria ser feito por todo cristão, já que estamos no Tempo do Advento e é uma forma de se preparar para o Natal”, defende o coordenador arquidiocesano.

“O encontro foi uma novidade para mim e para a minha esposa. Fomos muito bem acolhido pelos diáconos e pelas  esposas deles. Refletimos sobre importância de nossa escolhas.”, disse Evangelista.

Caminho vocacional

Na caminhada como candidato ao diaconato permanente, Vitório Evangelista e a esposa dele farão encontros junto com os demais postulantes, todo último sábado de cada mês.

A formação dos futuros diáconos ocorre em pequenos grupos, denominados “diaconias”, compostos por diáconos, esposas e vocacionados. A organização se dá por foranias, sendo que nas foranias que abrangem mais de um município os grupos são subdivididos em municípios dentro da mesma forania.  A caminhada até a consagração ao diaconato ocorre em etapas, sendo a primeira delas o propedêutico, em seguida os candidatos cursam a faculdade de Teologia, e a etapa seguinte é o tirocínio, onde esses andidatos passam pelo estágio pastoral.

Futuros diáconos participaram do retiro com as esposas deles

Com informação do Diaconato Permanente da Arquidiocese de Belo Horizonte

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Leia Mais

Caminho Vocacional

Se você sente o chamado a servir a Deus  dentro do nosso carisma, e quiser iniciar uma caminhada vocacional, fale conosco!

Contatos

Newsletter

Seja o primeiro a receber

nossas novidades!
© Copyright Comunidade Reviver. Feito com  por